top of page
Search
  • guljessi

Wamp Server download 2.0 - Como baixar e instalar o Wamp Server 2.0, um servidor web local para Wind



WampServer Download 2.0: Como instalar e usar




Se você é um desenvolvedor ou entusiasta da Web, deve ter ouvido falar do WampServer, um software popular que permite criar e executar aplicativos da Web em seu computador com Windows. Mas o que exatamente é o WampServer e como você pode baixá-lo, instalá-lo e usá-lo? Neste artigo, responderemos a essas perguntas e muito mais, para que você possa começar a desenvolver seus próprios projetos web com facilidade.




wamp server download 2.0



O que é o WampServer?




WampServer é uma plataforma de desenvolvimento web no Windows que permite criar aplicações web dinâmicas com Apache, MySQL, PHP e MariaDB. WampServer significa Windows, Apache, MySQL, PHP e instala automaticamente tudo o que você precisa para desenvolver intuitivamente aplicativos da web.


Características do WampServer




Algumas das características do WampServer são:



  • Ele permite instalar e alternar entre diferentes versões do Apache, MySQL, PHP e MariaDB.



  • Ele permite que você gerencie as configurações do seu servidor, acesse seus logs e edite seus arquivos de configuração.



  • Ele permite que você crie aliases e hosts virtuais para seus projetos da web.



  • Ele vem com phpMyAdmin e SQLBuddy, duas ferramentas gráficas para gerenciar seus bancos de dados.



  • Ele vem com XDebug, uma ferramenta de depuração para PHP.



Benefícios do WampServer




Alguns dos benefícios de usar o WampServer são:



  • É gratuito e de código aberto, portanto, você pode usá-lo sem nenhum custo ou restrição de licença.



  • É fácil de instalar e usar, então você não precisa gastar muito tempo ou esforço para configurar seu ambiente web.



  • É flexível e personalizável, para que você possa escolher os componentes e versões que atendem às suas necessidades e preferências.



  • É portátil e independente, então você pode executá-lo em qualquer computador com Windows sem afetar as configurações do sistema ou outros programas.



  • É seguro e confiável, para que você possa desenvolver e testar seus aplicativos da Web sem se preocupar com perda ou corrupção de dados.



Como baixar WampServer 2.0




Se você estiver interessado em usar o WampServer para seus projetos de desenvolvimento web, você precisa baixar a versão mais recente do site oficial. Aqui estão os passos para fazer isso:


Requisitos para WampServer 2.0




Antes de baixar o WampServer 2.0, verifique se o seu computador atende aos seguintes requisitos:



  • Você tem um sistema operacional Windows (XP, Vista, 7, 8 ou 10) com privilégios de administrador.



  • Você instalou o Visual C++ Redistributable para Visual Studio 2012 (VC11 vcredist_x64/86.exe) [aqui](^4^).



  • Você tem espaço em disco suficiente (pelo menos 200 MB) para os arquivos de instalação e os projetos da web.



Etapas para baixar o WampServer 2.0




Para baixar WampServer 2.0, siga estes passos:



  • Vá para a [página de download do WampServer](^1^) em SourceForge.net.



  • Selecione a versão do WampServer 2.0 que corresponde à arquitetura do seu sistema (32 bits ou 64 bits).



  • Clique no link de download e aguarde o download do arquivo em seu computador.



  • Salve o arquivo em um local onde você possa encontrá-lo facilmente mais tarde.



Você baixou com sucesso o WampServer 2.0. Agora, você precisa instalá-lo em seu computador.


Como instalar WampServer 2.0




A instalação do WampServer 2.0 não é difícil, mas você precisa seguir algumas instruções cuidadosamente para evitar erros ou conflitos. Aqui estão as etapas para instalar o WampServer 2.0:


Etapas para instalar o WampServer 2.0





  • Localize o arquivo que você baixou na etapa anterior e clique duas vezes nele para iniciar o assistente de instalação.



  • Selecione o idioma de sua preferência e clique em OK.



  • Leia e aceite o contrato de licença e clique em Avançar.



  • Escolha a pasta de destino onde deseja instalar o WampServer 2.0 e clique em Avançar.



  • Selecione os componentes que deseja instalar (Apache, MySQL, PHP, phpMyAdmin, SQLBuddy, XDebug) e clique em Avançar.



  • Escolha a pasta onde deseja criar os ícones de atalho para o WampServer 2.0 e clique em Avançar.



  • Clique em Instalar e aguarde a conclusão do processo de instalação.



  • Se solicitado, permita que o Firewall do Windows desbloqueie o Apache HTTP Server e o MySQL Server.



  • Se solicitado, escolha seu navegador padrão que será usado pelo WampServer 2.0 e clique em Abrir.



  • Se solicitado, escolha o editor de texto padrão que será usado pelo WampServer 2.0 e clique em Abrir.



  • Clique em Concluir para sair do assistente de instalação.



Você instalou WampServer 2.0 com sucesso em seu computador. Agora, você precisa aprender como usá-lo para seus projetos de desenvolvimento web.


Dicas de solução de problemas para a instalação do WampServer 2.0




Às vezes, você pode encontrar alguns problemas ou erros durante ou após a instalação do WampServer 2.0. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a resolvê-los:



  • Se você vir uma mensagem dizendo que a porta 80 já está em uso por outro programa, você precisa alterar o número da porta do Apache ou parar o outro programa que está usando a porta 80. Você pode fazer isso editando o arquivo httpd.conf na pasta Apache do diretório de instalação do WampServer e alterando a linha que diz "Listen 80" para "Listen [another port number]". Em seguida, reinicie o Apache clicando no ícone WampServer na bandeja do sistema e selecionando Reiniciar todos os serviços.



  • Se você vir uma mensagem dizendo que MSVCR110.dll está faltando, você precisa instalar o Visual C++ Redistributable para Visual Studio 2012 (VC11 vcredist_x64/86.exe) [aqui].



  • Se você vir uma mensagem dizendo que php_mbstring.dll está faltando, você precisa ativá-lo no arquivo php.ini na pasta PHP do diretório de instalação do WampServer e descomentar a linha que diz ";extension=php_mbstring.dll" removendo o ponto e vírgula (;). Em seguida, reinicie o Apache clicando no ícone WampServer na bandeja do sistema e selecionando Reiniciar todos os serviços.



  • Se você vir uma mensagem dizendo que o phpMyAdmin não está funcionando ou exibindo um erro, verifique o arquivo config.inc.php na pasta phpMyAdmin do diretório de instalação do WampServer e verifique se os valores de $cfg['Servers'][$i]['host'], $cfg['Servers'][$i]['user'], $cfg['Servers'][$i]['password'] e $cfg['Servers'][$i]['auth _type'] estão corretos e correspondem às suas configurações do MySQL. Em seguida, reinicie o Apache clicando no ícone WampServer na bandeja do sistema e selecionando Reiniciar todos os serviços.



Se você ainda tiver problemas com a instalação ou configuração do WampServer 2.0, visite o [Fórum do WampServer] ou a [Documentação do WampServer] para obter mais ajuda e suporte.


Como usar WampServer 2.0




Agora que você instalou o WampServer 2.0 em seu computador, você pode começar a usá-lo para seus projetos de desenvolvimento web. Aqui estão algumas tarefas básicas que você pode fazer com o WampServer 2.0:


Como Iniciar e Parar o WampServer 2.0




Para iniciar o WampServer 2.0, você pode clicar duas vezes no ícone da área de trabalho ou clicar no ícone da bandeja do sistema e selecionar Iniciar todos os serviços. Você verá um ícone verde do WampServer na bandeja do sistema, indicando que o WampServer 2.0 está em execução. Para interromper o WampServer 2.0, você pode clicar com o botão direito do mouse no ícone da área de trabalho ou clicar no ícone da bandeja do sistema e selecionar Parar todos os serviços. Você verá um ícone vermelho do WampServer na bandeja do sistema, indicando que o WampServer 2.0 está parado. Você também pode iniciar ou parar serviços individuais (Apache, MySQL, PHP) clicando no ícone da bandeja do sistema e selecionando o nome do serviço e, em seguida, Iniciar ou Parar.


Como acessar o painel do WampServer 2.0




O painel do WampServer 2.0 é uma página da web que fornece acesso a várias ferramentas e configurações para o seu ambiente da web. Você pode acessar o painel do WampServer 2.0 clicando no ícone da bandeja do sistema e selecionando localhost ou digitando em seu navegador. O painel WampServer 2.0 tem as seguintes seções:



  • Configuração do Servidor: Esta seção mostra as versões e configurações do Apache, MySQL, PHP e MariaDB. Você também pode alterar as versões e configurações clicando nos ícones.



  • Seus projetos: Esta seção mostra a lista de projetos da web que você criou na pasta www do diretório de instalação do WampServer. Você também pode criar novos projetos clicando no link Adicionar um host virtual.



  • Seus aliases: Esta seção mostra a lista de aliases que você criou para seus projetos da web. Aliases são atalhos que permitem acessar seus projetos da Web a partir de diferentes URLs. Você também pode criar novos aliases clicando no link Adicionar um alias.



  • Ferramentas: Esta seção fornece acesso a várias ferramentas para gerenciar seu ambiente da Web, como phpMyAdmin, SQLBuddy, XDebug, WebGrind e phpinfo.



Como criar e gerenciar bancos de dados com WampServer 2.0




O WampServer 2.0 vem com MySQL e MariaDB, dois sistemas populares de gerenciamento de banco de dados que permitem armazenar e manipular dados para seus aplicativos da web. Você pode criar e gerenciar bancos de dados com o WampServer 2.0 usando phpMyAdmin ou SQLBuddy, duas ferramentas gráficas acessíveis no painel do WampServer 2.0. Para criar e gerenciar bancos de dados com phpMyAdmin, siga estas etapas:



  • Clique no link phpMyAdmin na seção Ferramentas do painel do WampServer 2.0.



  • Digite seu nome de usuário e senha para MySQL ou MariaDB (o nome de usuário padrão é root e a senha padrão é em branco) e clique em Go.



  • Você verá a interface do phpMyAdmin, onde poderá criar novos bancos de dados, tabelas, colunas, índices, usuários, privilégios, consultas e muito mais.



  • Para criar um novo banco de dados, clique no link Novo na barra lateral esquerda e digite um nome para seu banco de dados e clique em Criar.



  • Para criar uma nova tabela em seu banco de dados, clique no nome do banco de dados na barra lateral esquerda e insira um nome e número de colunas para sua tabela e clique em Ir.



  • Para adicionar ou editar colunas em sua tabela, clique no nome da tabela na barra lateral esquerda e use a guia Estrutura para definir ou modificar os nomes das colunas, tipos, comprimentos, atributos, índices, etc.



  • Para inserir ou editar dados em sua tabela, clique no nome da tabela na barra lateral esquerda e use as guias Inserir ou Procurar para inserir ou modificar os valores de cada linha.



  • Para executar consultas SQL em seu banco de dados ou tabela, clique no nome de seu banco de dados ou tabela na barra lateral esquerda e use a guia SQL para digitar ou colar suas instruções SQL e clique em Go.



Para criar e gerenciar bancos de dados com SQLBuddy, siga estas etapas:



  • Clique no link SQLBuddy na seção Ferramentas do painel do WampServer 2.0.



  • Digite seu nome de usuário e senha para MySQL ou MariaDB (o nome de usuário padrão é root e a senha padrão é em branco) e clique em Login.



  • Você verá a interface do SQLBuddy, onde poderá criar novos bancos de dados, tabelas, colunas, índices, usuários, privilégios, consultas e muito mais.



  • Para criar um novo banco de dados, clique no link Create Database na barra de menu superior e digite um nome para seu banco de dados e clique em Create Database.



  • Para criar uma nova tabela em seu banco de dados, clique no nome do seu banco de dados na barra lateral esquerda e clique no link Criar tabela na barra de menu superior e insira um nome e número de colunas para sua tabela e clique em Criar tabela.



  • Para adicionar ou editar colunas em sua tabela, clique no nome da tabela na barra lateral esquerda e use o link Editar colunas na barra de menu superior para definir ou modificar os nomes, tipos, comprimentos, atributos, índices etc.



  • Para inserir ou editar dados em sua tabela, clique no nome da tabela na barra lateral esquerda e use os links Inserir ou Procurar na barra de menu superior para inserir ou modificar os valores de cada linha.



  • Para executar consultas SQL em seu banco de dados ou tabela, clique no nome do banco de dados ou tabela na barra lateral esquerda e use o link Consulta na barra de menu superior para digitar ou colar suas instruções SQL e clique em Executar consulta.



Como Desenvolver e Testar Aplicações Web com WampServer 2.0




O WampServer 2.0 permite desenvolver e testar aplicativos da Web com Apache, MySQL, PHP e MariaDB. Você pode criar arquivos da web (HTML, CSS, JavaScript, PHP, etc.) usando seu editor de texto ou IDE favorito e salvá-los na pasta www do diretório de instalação do WampServer. Em seguida, você pode acessá-los em seu navegador da Web digitando do seu arquivo] ou do seu projeto]/[nome do seu arquivo]. Você também pode usar hosts virtuais e aliases para acessar seus projetos da Web a partir de diferentes URLs. Por exemplo, você pode criar um host virtual para seu projeto de blog e acessá-lo em em vez de Para criar um host virtual, você precisa editar o arquivo httpd-vhosts.conf na pasta Apache do diretório de instalação do WampServer e adicionar um bloco de código como este:


<VirtualHost *:80> ServerName blog.local DocumentRoot "c:/wamp/www/blog" <Directory "c:/wamp/www/blog"> Options +Indexes +Includes +FollowSymLinks +MultiViews AllowOverride All Require local </Directory> </VirtualHost>


Em seguida, você precisa editar o arquivo hosts na pasta C:\Windows\System32\drivers\etc e adicionar uma linha como esta:


127.0.0.1 blog.local


Por fim, você precisa reiniciar o Apache clicando no ícone WampServer na bandeja do sistema e selecionando Reiniciar todos os serviços. Para criar um alias, você precisa clicar no link Add an Alias na seção Your Aliases do painel do WampServer 2.0 e inserir um nome e um caminho para o seu alias. Por exemplo, você pode criar um alias para sua pasta de imagens e acessá-la em em vez de


Conclusão




O WampServer 2.0 é uma plataforma de desenvolvimento web poderosa e conveniente no Windows que permite criar e executar aplicativos web com Apache, MySQL, PHP e MariaDB. Neste artigo, mostramos como baixar, instalar e usar o WampServer 2.0 para seus projetos da web. Esperamos que você tenha achado este artigo útil e informativo. Se você tiver alguma dúvida ou feedback, sinta-se à vontade para deixar um comentário abaixo.


perguntas frequentes




Aqui estão algumas perguntas frequentes sobre o WampServer 2.0:



P: O WampServer 2.0 é compatível com o Windows 10?


  • R: Sim, o WampServer 2.0 é compatível com o Windows 10, desde que você tenha instalado o Visual C++ Redistributable for Visual Studio 2012 (VC11 vcredist_x64/86.exe) [aqui].



P: Como posso atualizar o WampServer 2.0 para a versão mais recente?


  • R: Você pode atualizar o WampServer 2.0 baixando e instalando a versão mais recente da [página de download do WampServer] em SourceForge.net. Você não precisa desinstalar a versão anterior antes de instalar a nova.



P: Como posso fazer backup dos meus bancos de dados com o WampServer 2.0?


R: Você pode fazer backup de seus bancos de dados com WampServer 2.0 usando phpMyAdmin ou SQLBuddy. Para fazer backup de seus bancos de dados com o phpMyAdmin, siga estas etapas:



  • Clique no link phpMyAdmin na seção Ferramentas do painel do WampServer 2.0.



  • Selecione o banco de dados que deseja fazer backup na barra lateral esquerda.



  • Clique na guia Exportar na barra de menu superior.



  • Selecione o formato (SQL, CSV, XML, etc.) e as opções (compressão, estrutura, dados, etc.) para seu arquivo de backup.



  • Clique em Go e salve o arquivo em seu computador.



Para fazer backup de seus bancos de dados com o SQLBuddy, siga estas etapas:



  • Clique no link SQLBuddy na seção Ferramentas do painel do WampServer 2.0.



  • Selecione o banco de dados que deseja fazer backup na barra lateral esquerda.



  • Clique no link Exportar na barra de menu superior.



  • Selecione o formato (SQL, CSV, XML, etc.) e as opções (compressão, estrutura, dados, etc.) para seu arquivo de backup.



  • Clique em Exportar e salve o arquivo em seu computador.



P: Como posso proteger meu WampServer 2.0 contra acesso não autorizado?


R: Você pode proteger seu WampServer 2.0 contra acesso não autorizado definindo senhas para seu usuário root MySQL ou MariaDB e seu usuário phpMyAdmin ou SQLBuddy. Para definir senhas para seu usuário root MySQL ou MariaDB, siga estas etapas:



  • Clique no link MySQL Console na seção Ferramentas do painel do WampServer 2.0.



  • Digite sua senha atual para MySQL ou MariaDB (a senha padrão é em branco) e pressione Enter.



  • Digite o seguinte comando e pressione Enter: SET PASSWORD FOR 'root'@'localhost' = PASSWORD('[sua nova senha]');



  • Digite exit e pressione Enter para fechar o console.



Para definir senhas para seu usuário phpMyAdmin ou SQLBuddy, siga estas etapas:



  • Edite o arquivo config.inc.php na pasta phpMyAdmin ou o arquivo config.php na pasta SQLBuddy do diretório de instalação do WampServer.



  • Encontre a linha que diz $cfg['Servers'][$i]['password'] = '';



  • Substitua a string vazia ('') pela sua nova senha entre aspas simples ('[sua nova senha]').



  • Salve e feche o arquivo.



P: Como posso desinstalar o WampServer 2.0 do meu computador?


R: Você pode desinstalar o WampServer 2.0 do seu computador seguindo estas etapas:



  • Pare todos os serviços clicando no ícone WampServer na bandeja do sistema e selecionando Parar todos os serviços.



  • Vá para o Painel de Controle e selecione Programas e Recursos.



  • Encontre o WampServer 2.0 na lista de programas e clique em Desinstalar.



  • Siga as instruções na tela para concluir o processo de desinstalação.



0517a86e26


0 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page